top of page
Foto do escritorRodrigo Moraes

Ultramaratona Brasil - 4ª EDIÇÃO - 12H


No dia 19 e 20 de junho de 2021 foi realizado na cidade de Caieiras, nas dependências do Ecoparque, a 4ª Edição da Ultramaratona Brasil, que teve início às 08:00 de sábado (19) e foi finalizada domingo (20), as 08:00, após 24 horas de competição.


Foram realizadas provas de 12 horas, 24 horas, 50 km e 100km com competidores de vários estados do Brasil e de outras nacionalidades.


Eu participei da modalidade de 12 horas, que teve início às 08:00 de sábado (19) e foi finalizada as 20:00 do mesmo dia. O percurso foi envolta do lago, com distância de 741 m por volta.


Costumo dizer que, para correr uma ultramaratona é preciso estar muito mais bem preparado psicologicamente do que fisicamente. Em meu ponto de vista, vejo como fundamental a preparação mental ser no mínimo igual a preparação física.


Não fiz uma preparação específica, prefiro sempre estar preparado para uma prova, seja qual for ela, obviamente tem um escalonamento de distâncias ou tipo de prova, então meu foco sempre será: minha alimentação (Low Carb – em meu caso, 80% cetogênica) e nos meus volumes de treinos (utilizando MAF – Método Maffetone, que resumidamente, é um treinamento de frequência cardíaca projetado para mantê-lo dentro de seu limite aeróbico).

O local


Vamos ao que interessa...


Apesar de eu ter ido sem apoio, antes mesmo de eu chegar na prova, já havia recebido uma mensagem da Steve Assessoria Esportiva, informando que também estaria em Caieiras e como tinha visto que eu iria sem apoio, colocou-se à disposição com sua tenda.

(Meu muito obrigado!).



Liberado o início da prova, lembro de estar em uma felicidade extrema, “enfim, eu iria participar de uma prova de 12H em um “circuito fechado”, além disso, tinham grandes nomes, cujo eram meus ídolos, alguns deles: Arilson Silva (Ariman), Jorge Cerqueira, Carlos Gusmão, Flavio Vieira, Marcos Remedi... e outros que me ensinaram muito ao longo da prova: Valdenir Jandosa, Steve Maicon, Rafael Silva, Edimar de Souza... sem falar no apoio moral do técnico Itamar Goes (Seleção Brasileira de Ultramaratona).



Eu tinha como meta fazer 100km... Iniciei a prova até mais forte do que o previsto, estava me sentindo muito bem, a partir do km 60, senti um pouco o joelho é pé esquerdo lado externo, pode ter sido o tipo de piso e sua pequena inclinação, mas faz parte, e a dificuldade foi para todos. Dali para frente fui administrando a prova, a cada 50 min trotando eu fazia uma volta andando e assim finalizei a prova com 144 voltas, totalizando assim aproximadamente 107 km. Isso me rendeu a 4ª colocação na prova... (que felicidade!)



Algumas dificuldades enfrentadas:


1. Fui sozinho, sem apoio (ponto positivo para a low carb)

2. Clima frio; (não sou chegado a frio)

3. Tipo do piso, calçamento de bloquete (judiou bastante).


Com relação minha alimentação:


Pela manhã bebi um café preto, largando assim em jejum.

Consumo durante a prova:

-- 06 cápsulas de sal

-- 06 saches de eletrólitos

-- 500 ml de isotônico

-- 200g castanha de caju

-- 60g chocolate 75%


...


Para quem quer saber um pouco mais sobre como foi esta prova em relação a preparação, estratégica do antes, durante e após a prova, se liga, você não pode perder este bate papo.


Se você quer saber um pouco mais sobre os atletaslowcarb é só acessar o site

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page