top of page

Correr


Este foi o primeiro livro que li sobre esse esporte tão espetacular que hoje faz parte da minha vida.


Agradeço ao meu amigo Fernando por ter me presenteado com este livro em fevereiro de 2017, justamente no instante onde eu buscava meios de ter uma qualidade de vida melhor. Não só conquistei isso como me tornei um Ultramaratonista.

...

Corredor e maratonista há mais de vinte anos, Drauzio Varella escreve sobre o hábito que lhe dá paz de espírito para enfrentar os deveres da vida de médico, escritor e voluntário.


Drauzio Varella descobriu o prazer da maratona aos 50 anos. Depois de ter escutado um amigo lhe falar que esta era a idade em que começa a decadência do homem, então ele decide provar ao contrário. “Quem consegue correr 42km deve ser capaz de enfrentar o mundo com mais otimismo e sabedoria”, pensou ele quando começou a treinar para ser um maratonista.


Para Drauzio Varella, correr e treinar fazem sentido quando demonstram organização mental e disciplina, desencadeando assim impactos na vida pessoal, familiar e profissional. Em seu entendimento, essas atividades têm a função de mantê-lo em forma física constante, pois não há como almejar terminar uma prova com a distância de 42 quilômetros e 195 metros sem dedicação e determinação.



No livro Correr, lançado em 2015, Drauzio conta as conquistas, as dificuldades e a disciplina adquirida depois que começou a correr. O livro traz diversos temas importantes para quem já é atleta, para quem está começando a correr ou para quem tem muita vontade de correr, mas ainda não se decidiu.


O livro é composto por 5 grandes capítulos, acompanhados sequencialmente de 5 subcapítulos. O autor trilha duas diferentes estratégias, que se complementam. Os capítulos tratam de temas que envolvem a maratona do ponto de vista pessoal. Os subcapítulos temos discussões médicas que são acompanhadas de estudos acadêmicos para reforçar a compreensão sobre as consequências fisiológicas do treinamento esportivo de longa duração, sobretudo para maratonistas.


Sua obra é dedicada à reflexão final sobre o impacto que a corrida de rua teve e vem tendo em sua vida. Do abandono do cigarro à decisão de correr maratonas ao longo dos últimos 20 anos, faz-se um relato interessante sobre como o autor se reconhece do alto dos seus mais 70 anos de idade, sua preocupação com a saúde coletiva que lida há mais de 50 anos e com seu reconhecimento da existência finita, mas que por isso mesmo digna de ser aproveitada da melhor forma possível, o que em sua interpretação significa o esforço pessoal de levar seu corpo ao esforço físico, mesmo que para isso tenha que entrar em conflito consigo mesmo.


Confira vídeo a seguir um trecho da obra, narrado pelo próprio Drauzio.


Parte 01

Parte 02



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page