O que é low carb?
É uma estratégia no plano nutricional baseada no consumo de alimentos com percentual de carboidratos reduzidos, priorizando sempre os carboidratos de baixo índice glicêmico e os alimentos minimamente processados.
Qual deverá ser meu direcionamento?
Evite o açúcar;
Evite os grãos;
Pare de beber refrigerantes;
Abandone o trigo e seus derivados;
Elimine as guloseimas
(A base de sua alimentação é comida de verdade. Sempre!)
O que é comida de verdade?
É um produto que deve ser consumido fresco, se não estraga. Sempre desconfie dos alimentos processados que venham em embalagens, com rótulo e muitos ingredientes.
O que consumir?
Consumir carnes, peixes, aves, laticínios e vegetais em abundância, em contrapartida, precisamos evitar alimento ultra processado, açúcar, farináceos e guloseimas.
Carnes: Qualquer tipo de carne. Carne de gado, coelho, aves, ovelha, peru, porco e vísceras.
O ideal é que os animais devem ter comido grama e não ração a base de grãos.
Peixes e frutos do mar: Todos os tipos. Peixes gordurosos como o salmão, cavala, etc. são ricos em ômega-3
Importante não consumir à milanesa em função do trigo.
Ovos: Em todas as suas formas: fervidos, mexidos, omeletes. Um dos alimentos mais saudáveis e completos.
Contém literalmente todos os nutrientes que seu corpo precisa (interessante refletir, se deste é possível gerar uma vida, então temos tudo que precisamos!)
Gordura natural: Quanto menos processada, melhor! Coma qualquer tipo de carne que sentir vontade, abacate, coco, nozes, macadâmias, azeitonas, manteiga, nata, queijos amarelos. Todos esses alimentos são fontes de gordura de verdade.
Fuja das gorduras super industrializados que requerem mil processos químicos e altas temperaturas para virarem gordura, como a margarina e os óleos de milho, soja e canola.
Vegetais: Alface, rúcula, agrião, repolho, brócolis, couve-flor, couve, espinafre, aipo, alho-poró, pepino, cebola, pimentão e etc.
Interessante que sejam pobres em carboidratos, ricos em fibras, cheios de água e que tenham alguns micronutrientes.
Oleaginosas: Castanha do Pará, nozes, avelãs, pinhão, amêndoas...
Ricos em gorduras saudáveis e proteínas vegetais, sendo pobres em carboidratos.
Laticínios: Queijo azul, camembert, canastra, cheddar, coalho, colonial, edam, emmental, gorgonzola, gouda, grana padano, parmesão, provolone...
Preferência aos queijos amarelos, que são queijos envelhecidos e gordurosos, tentem então a ter menos carboidratos. Os queijos amarelos são fermentados por mais tempo.
O leite puro é mal tolerado por muitas pessoas. A lactose é um tipo de açúcar que eleva a insulina e sabota a dieta, assim deve ser evitado.
Os produtos fermentados (queijo, iogurte natural com gordura, coalhada, manteiga) e os ricos em gordura (preferencialmente com mais de 40% de gordura, como a nata e a manteiga) podem ser consumidos por aqueles que não apresentam intolerância aos mesmos.
O que consumir com moderação?
Frutas: As frutas da atualidade, cultivadas durante anos de agricultura contém muito mais açúcar e frutose do que as originais.
Então se você é diabético ou pretende perder peso, evite o excesso de frutas, principalmente as mais doces.
As frutas vermelhas silvestres (morango, framboesa, mirtilo...) contém pouco açúcar e podem assim serem consumidas com mais liberdade.
O coco e o abacate contêm mínima quantidade de açúcar.
Álcool: Não eleva a insulina, portanto não engorda, mas dificulta a perda de peso se consumido em excesso.
É permitido o consumo moderado de bebidas alcoólicas sem açúcar (vinho ou espumante seco, por exemplo), sempre de forma eventual.
O que não consumir?
Açúcar: Sem exceções. Doces, refrigerantes normais, sucos de fruta, bebidas energéticas, chocolates, bolos, tortas, sorvetes, cereais matinais...
Amido: Todos os derivados de trigo (pães, massas, integral ou não). Arroz, batatas, mingaus, aveia, granolas também são amidos.
Os vegetais contêm muito mais fibras e nutrientes do que os grãos
Margarina: Gordura hidrogenada, ou seja, gordura trans. O oposto de comida de verdade.
Uma imitação industrial da manteiga.
Importante:
Coma quando estiver com fome até que esteja satisfeito;
Não conte calorias;
Esqueça os produtos industrializados.
Fala Rodrigo! Muito bacana e interessante a explicação sobre o que seria o low carb.
Parabéns pelo post!